Há quase dez anos, surgira este sonho de escrever um livro sobre Direito Ambiental. Foram muitos obstáculos, desde deboches de conhecidos até a luta pela minha sobrevivência, na atmosfera alemã.
Minha mãe, foi a primeira a acreditar e ajudar-me, certa de que eu conseguiria, como também meu querido pai. Meus familiares e meu grande amigo Marcelo também torceram, do outro lado do Atlântico.
Os amigos que conheci em Berlim (Guia e Matthias), Diessen (Ana, Harald, Nina, Jule, Alice e Svea), Munique (Bettina e Ita) e na Ilha de Córsega também creram, que depois que eu fizesse a pós – graduacão alemã, conseguiria fazer o Mestrado.
Além do "avô"Sr. Dr. Juiz Lothar Hofmann (Opa Lo), que até hoje no Doutorado, tem auxiliado-me em todos os sentidos.
Agradeço também meus professores portugueses: Dr. Vieira Cura, Dr. Moura Ramos e ao Dr. Cardoso da Costa, pelas brilhantes explanações, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra - 2005.
Enfim, ao meu amado marido e personal trainer, Hildebrando, pois sem ele não teria tido saúde e discernimento suficientes. Como também, especialmente e principalmente, a Deus e a Maria, fontes de força, inspiração e sabedoria.